PONTOS TURÍSTICOS DE JAGUARÃO


external image PONTE.bmp
Jaguarão é um dos pontos obrigatórios de passagem para os turistas que vêm do Uruguai ou da Argentina.
Ao chegarem, os turistas já se deparam com um dos belos pontos turísticos de nossa cidade:


Ponte Internacional Mauá – Esta magnífica obra de engenharia, que une o Brasil e o Uruguai, teve sua construção iniciada em 1927 e foi inaugurada em 31 de dezembro de 1930 . Seu nome foi uma homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, pela sua atuação como agente financeiro entre os dois países. A ponte mede 2.113,86cm de comprimento, sendo 320m sobre o rio Jaguarão, tendo 12m de largura. Na sua parte central existe uma via férrea (atualmente desativada devido ao peso que compromete suas estruturas), com duas bitolas, ladeada por duas faixas de 3m cada uma, para veículos; as faixas possuem, ao longo do comprimento, calçada para pedestres. Na construção da ponte trabalharam 6.215 operários de diversas nacionalidades.
Às margens do rio Jaguarão, temos o cais do porto. Lugar aprazível nas tardes de verão, de onde se descortina uma linda paisagem. Passeios pelo rio Jaguarão, apreciando a riquíssima e variada vegetação de suas margens, as ilhas, as quedas d'água, entre elas, a “Cachoeira de Jaguarão”, representam pontos turísticos por suas belezas naturais.



Teatro Esperança
external image TEATRO.bmp
Sua fundação data de 1897, em estilo neoclássico. Gustavo Guimarães foi o responsável pela artesania de madeira. É considerado o terceiro melhor teatro do país em acústica, com capacidade para 600 pessoas sentadas. Atualmente encontra-se em fase de restauração. Foi tombado pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
Ruínas da Enfermaria Militar - Situada no ponto mais elevado da cidade. Foi construída em área doada pelo exército, em 1880, em estilo neoclássico, localizada no Cerro da Pólvora, para servir como enfermaria militar e, depois, como prisão para presos políticos. A construção foi comandada pelo capelão militar Carlos Soares.


Mercado Público Municipal -
external image placeholder?w=NaN&h=NaN








Construído em estilo colonial português, tem formato de “U” e traz um pátio interno, como as antigas casas portuguesas. Foi tombado pelo IPHAE, em 1990. Está localizado num local privilegiado, pois de seu prédio avista-se o rio Jaguarão e a Ponte Internacional Mauá, sendo ladeado pela praça denominada “Praça do Desembarque”e grandes figueiras, cantadas no Hino da Cidade – O canto Jaguarense.


FONTE:
Jornal do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo - Jaguarão. Fundado em 24/08/2004, disponível em http://jes-ieees-jag.blogspot.com

Página criada pela professora ANDRÉIA DA SILVA RODRIGUES

Outras páginas da professora Andréia
Blog: http://deiareceitas.blogspot.com/
Site: https://sites.google.com/site/deiatextos/